fbpx
Refluxo gastroesofágico
Refluxo gastroesofágico

Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico (RGE) é caracterizado pelo retorno de conteúdo gástrico para o esôfago, atingindo, algumas vezes, a faringe, a boca e as vias aéreas superiores. O RGE é, em geral, um processo fisiológico que ocorre várias vezes por dia. Assim, episódios de RGE ocorrem em indivíduos saudáveis, com duração menor que 3 minutos, principalmente no período pós-prandial, após alimentação. Normalmente não causa incômodo ou repercussão clínicas. Entretanto, a doença do refluxo gastroesofágico é caracterizada quando o RGE causa manifestações clínicas associadas ou não a complicações, tais como a esofagite.

No lactente, é muito frequente, o RGE fisiológico acompanhar-se de regurgitações ou “golfadas” que não se associam a redução no ganho de peso ou outras manifestações clínicas. Como é distúrbio funcional transitório, se resolverá com a maturidade do trato digestivo. A frequência de regurgitações é variável e aumentam em número e volume entre dois e quatro meses e, posteriormente, diminuem progressivamente com o aumento de idade.

A doença do refluxo (DRGE)  manifestações como vômitos intensos, dificuldades durante as mamadas, recusa alimentar, déficit de ganho ponderal, choro, irritabilidade e alteração na posição cervical. Podem ocorrer, também, manifestações extra-gastrintestinais, sendo a tosse, chiado, laringites e infecções de vias aéreas superiores mais frequentes. 

A diferenciação entre regurgitação do lactente e DRGE deve ser feita pela história e exame clínico minuciosos, que determinam se o lactente necessita ou não de intervenção terapêutica, investigação laboratorial, radiológica e/ou endoscópica. Caso você tenha dúvida sobre o quadro clínico do seu bebe, marque uma consulta com um gastropediatra.

Deixe seu comentário ou mande uma mensagem caso queira saber mais sobre o quadro de refluxo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?