Diagnóstico DRGE

Caminhos para diagnosticar DRGE

A suspeição diagnóstica deve ser de acordo com quadro clínico, mediante história de sintomas típicos de DRGE, sem exames laboratoriais para confirmação diagnóstica, para os casos que não apresentem sinais agravantes. A decisão pela investigação diagnóstica dependerá do julgamento da gravidade e da repercussão do conjunto de sinais e sintomas e deve ser sempre individualizada.

As regurgitações do lactente, em geral, não são acompanhadas de baixa ingesta, portanto não determinam desaceleração do ganho ponderal. Podem ser acompanhadas de algum grau de desconforto até eructação, porém não desencadeiam irritabilidade. Lactentes de regurgitam e apresentam sangramento nos vômitos, dificuldade para respirar, dificuldade de ganho de peso, baixa ingesta, alteração do sono, dificuldade de deglutição ou postura anormal devem ser aventada a possibilidade de doença do refluxo.

A regurgitação do lactente desaparece espontaneamente. A compreensão pelos pais de que se trata de uma manifestação transitória inócua pode aumentar a segurança e reduzir a tensão e estresse e melhorar a interação entre os pais e o lactente. Sabemos que tal sintoma gera ansiedade e aflição para os pais e cuidadores que esperam contar com a intervenção medicamentosa, para controle dos sinais e sintomas de RGE, porém deve ser lembrado que o emprego de medicações desnecessárias pode levar a efeitos colaterais indesejáveis.

Para saber se o que seu filho está apresentando trata-se de refluxo fisiológico ou doença do refluxo, não deixe de marcar uma consulta com gastropediatra de sua confiança.

Podemos ajudá-lo?